REGRAS GERAIS
- Tipo de Submissão
Todos os artigos científicos submetidos XXII SITRAER deverão seguir as regras do evento referentes à submissão, formatação e apresentação dos trabalhos.
A submissão ao XXII SITRAER só poderá ser feita na modalidade ARTIGO COMPLETO.
- Integridade Acadêmica
A Coordenação Científica do XXII SITRAER, para fins de promoção da integridade acadêmica, poderá usar uma ferramenta para detecção de plágio. Os autores, no ato da submissão, deverão declarar a originalidade do trabalho enviado. Em casos especiais de dúvidas sobre a política de plágio, poderão submeter a questão para avaliação pela coordenação do congresso.
Ainda no que diz respeito à autoria intelectual, os autores devem manifestar, na primeira página do artigo a ser enviado, sobre o uso de ferramentas de inteligência artificial. No caso do uso dessas ferramentas, o(s) autor(es) deverá(ão) incluir a declaração com indicação de qual ferramenta foi utilizada e para qual finalidade. Caso não tenha sido usada nenhuma ferramenta de inteligência artificial, solicita-se aos autores retirarem a declaração. Essas informações constam nos modelos de formato disponibilizados. Em casos especiais de dúvidas sobre a política em relação ao uso de inteligência artificial, poderão submeter a questão para avaliação pela coordenação do congresso.
Notas:
- Caso a Comissão Avaliadora entenda como necessário, os artigos passarão por verificação de plágio.
- Declaração obrigatória de uso de IA na primeira página do artigo, conforme apresentado no modelo de formatação disponível.
PROCESSO DE SUBMISSÃO
- Formatação
Os artigos deverão ser submetidos pela plataforma Even3. O autor responsável pela submissão deverá preencher corretamente seus dados no sistema de submissão.
Os artigos podem ser escritos em português ou inglês.
O resumo deve ser limitado a 300 palavras e o documento completo deve ter no máximo 10 páginas.
Os artigos devem seguir o modelo disponibilizado nas versões MS WORD ou LaTeX (Ver aba “Templates“).
- Prazos e orientações
Os artigos aprovados para apresentação só serão inseridos na programação e publicado nos Anais caso pelo menos um dos autores esteja inscrito no evento até o dia 20/09/2025. Caso a inscrição não seja paga, o trabalho não será incluído na programação do Congresso e, consequentemente, não poderá ser apresentado. A Tabela 1 resume os prazos, ações requeridas e implicações.
Prazos e Orientações |
Ações Requeridas |
Implicações |
01/05 a 20/07/2025 |
Período de submissão do artigo via plataforma Even3. |
Trabalhos não submetidos até esta data não serão considerados. |
20/09/2025 |
Data limite para pagamento da inscrição do(s) autor(es). |
Trabalhos aprovados sem inscrição paga não entrarão na programação e não serão publicados. |
Durante a formatação |
Adequação ao modelo do evento. |
Trabalhos fora do modelo serão rejeitados sumariamente. |
Observações:
- Cada autor inscrito viabilizará a inclusão de até 2 artigos aprovados na programação.
- Os autores inscritos no evento cujos artigos foram aprovados poderão realizar até duas apresentações durante as sessões técnicas.
- Submissões em desacordo com as regras do modelo indicado ou incompletas serão desconsideradas para avaliação.
- Áreas Temáticas
Os autores devem indicar, no processo de submissão, a área temática em que o artigo se enquadre. As Áreas Temáticas do XXII SITRAER são as seguintes, com as descrições ao lado para evitar ambiguidades:
Área Temática |
Descrição e Exemplos de Tópicos |
Mobilidade Aérea Urbana |
Aborda tecnologias e políticas para integrar veículos aéreos (ex.: drones, aeronaves eVTOL) em ambientes urbanos. Exemplos: regulamentação de corredores aéreos, impacto na logística urbana, segurança operacional em cidades densas. |
Infraestrutura Aeronáutica |
Foca no planejamento, construção e manutenção de infraestruturas físicas e digitais para aviação. Exemplos: modernização de aeroportos, sistemas de navegação por satélite, sustentabilidade em obras aeroportuárias. |
Gerenciamento do Tráfego Aéreo |
Discute inovações para otimizar fluxos de tráfego aéreo e garantir segurança. Exemplos: uso de IA na gestão de rotas, automação de torres de controle, mitigação de congestionamentos em espaço aéreo saturado. |
Operação de Companhias Aéreas |
Abrange estratégias operacionais e gerenciais de empresas aéreas. Exemplos: otimização de rotas, gestão de custos operacionais, impacto de crises globais (ex.: pandemias) na aviação comercial. |
ESG (Environmental, Social and Governance) no Transporte Aéreo |
Explora práticas ambientais, sociais e de governança no setor aéreo. Exemplos: combustíveis sustentáveis (SAF), políticas de inclusão de gênero em equipes técnicas, transparência na gestão de emissões de carbono. |
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Os artigos devem ser enviados em arquivo tipo PDF. Qualquer outra versão será desconsiderada.
No arquivo em PDF não deverá haver qualquer identificação sobre a autoria e a instituição. É importante atenção a este item porque o trabalho que apresentar identificação terá sua rejeição sumária ao evento.
Todos os artigos enviados serão revisados por dois avaliadores em um processo de avaliação duplo cego (Revisores e autores não têm acesso às identidades uns dos outros durante a avaliação). Em caso de divergência nas decisões dos avaliadores, um terceiro avaliador será indicado. A fim de garantir o anonimato do processo de avaliação, o(s) autor(es) não deve(m) se identificar no corpo do artigo, ou em registros do documento/arquivo.
Apenas o artigo final (artigo aprovado) deve conter os nomes dos autores, agradecimentos e quaisquer outras informações que possam identificar os autores.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a coordenação do evento pelo de e-mail: sitraer2025@gmail.com
Prof. Francisco Gildemir Ferreira da Silva
Coordenador Acadêmico do XXII SITRAER
Profa. Fabiana Serra de Arruda
Coordenadora Geral do XXII SITRAER
Transparência e Divulgação:
- O autor correspondente deve declarar explicitamente o uso de ferramentas de IA generativa durante a elaboração do trabalho caso algum uso dessas tenha ocorrido.
Limitação do Uso:
- As ferramentas de IA devem ser utilizadas exclusivamente para atividades de apoio técnico e exploratório.
- Não se deve recorrer à IA para a criação de insights científicos, análises críticas ou conclusões do estudo.
- Não se deve recorrer à IA para a redação ou tradução do texto, nem mesmo para paráfrase. A redação é parte importante da produção intelectual.
- Não se pode usar IA para definições, explicações ou complementações.
Responsabilidade dos Autores:
- Os autores são responsáveis por verificar, revisar e validar todo o conteúdo gerado por meio das ferramentas de IA, integrando-o de forma a manter a integridade e a originalidade do trabalho.
Uso em Imagens e Elementos Visuais:
- É proibido o uso de IA generativa para a criação ou alteração de imagens, salvo em casos onde a utilização faça parte do desenho metodológico e seja detalhadamente descrita na seção de métodos.
Restrições de Autoria:
- Ferramentas de IA não podem ser listadas como autoras ou coautoras, pois a autoria implica a responsabilidade por decisões críticas e pela aprovação final do trabalho, função que somente pode ser atribuída a seres humanos.
Aplicação em Conteúdo Novo:
- A utilização de IA generativa deve se restringir à criação de novo conteúdo e não pode ser aplicada para modificar ou reescrever material já publicado anteriormente. Trabalhos publicados anteriormente devem ser citados.
Conformidade com Normas e Ética:
- O uso de ferramentas de IA deve estar em conformidade com as políticas do evento e as normas éticas de publicação vigentes.
- Os autores devem assegurar que todo o procedimento realizado com auxílio de IA atende aos critérios de transparência e integridade acadêmica.
- As ferramentas empregadas devem ser citadas na seção apropriada, incluindo o nome da ferramenta e contexto de uso.
- Modelo Word: Template Word
- Modelo LaTeX: Template LaTeX
Clique aqui para submeter seu artigo!